Evite fracassos. Facilite sua rotina

Evite fracassos. Facilite sua rotina

Os meros mortais como eu que já tentaram fazer academia pela manhã sabem como é difícil vencer a tentação de ficar um pouco mais na cama, só um pouquinho mais, até que soe o quarto alarme, que significa que o horário da academia já passou e você já está atrasado para chegar ao trabalho no horário.

Se você já se viu neste cenário acima, vai gostar destas dicas que funcionaram comigo. Vale lembrar que este exemplo é para levantar cedo, mas o mesmo pensamento pode ser utilizado para qualquer outra batalha contra a procrastinação.

Eu já mencionei que tenho um alarme ajustado para as 4:55 da manhã, de forma que possa treinar na academia às 5:30 às 6:30 e chegar ao trabalho às 7:00. Não possuo horário fixo de entrada, ou seja, qualquer momento entre 6-9h da manhã. Na prática, isto significa que é muito fácil eu trapacear meu alarme das 4:55, afinal, posso dormir tranquilamente mais três horas e ir direto para o trabalho às nove da manhã, certo?

Sim, claro. Eu mereço este descanso. Ganho umas horinhas de sono. Entretanto, por outro lado, sou obrigado a sair às seis da tarde, enfrentar um trânsito infernal para chegar à academia – sim, Houston é como São Paulo, mas com horários definidos de trânsito mais pesado (a famosa hora do rush), treinar e chegar a minha casa por volta das oito da noite, quando encontro minha linda #couvemãe já estafada por ter cuidado da couve baby e da casa o dia inteiro, sozinha.

É simples colocar na balança as duas situações e chegar à conclusão de que as três horas adicionais de sono matutino custaram caro. Pode parecer uma simples troca de turno, mas isso pode gerar consequências ruins para percepção que seu filho ou filha terá da presença do pai e até para a saúde do casamento.

Mesmo assim, na hora da preguiça, o sono fala mais alto e é fácil desligar o alarme. Para evitar isso, existem algumas dicas práticas que você pode seguir:

Que tal um relógio que fica fugindo de você pelo quarto, te atormentando até você levantar?

Que tal um relógio que fica fugindo de você pelo quarto, te atormentando até você levantar?

Deixe seu alarme longe de você.

Na hora da preguiça todo mundo vira sonâmbulo e consegue desligar o alarme dormindo (risos). Depois acorda atrasado, afirmando com a maior certeza do mundo: “Droga de alarme que não funcionou mais uma vez!”. Obrigar-se a levantar para desligar o bendito alarme é um empurrãozinho para vencer a tentação de continuar na cama. Para os mais criativos, existe esta opção acima na foto, o Clocky, que custa $50 dólares e fica “gritando” pelo chão quarto até você encontrá-lo. Deve ser a tentação de quebrá-lo já no primeiro uso rsrs. Agora, se você deseja algo mais sério, existem aplicativos de alarme para iPhone que tinham dinheiro da sua conta a cada vez que você ativa a função soneca e doam para alguma instituição de caridade. Interessante também, não é?

 

suco-preparado-na-noite-anteriorPrepare tudo na noite anterior

Dois exemplos básicos: mochila e café da manhã. Ao chegar do trabalho, já preparo a mochila do dia seguinte, com a roupa que vou usar para trabalhar e separo a roupa da academia. Em seguida, vou para a cozinha e deixo minhas frutas já dentro do copo. Quando acordar é só acrescentar água (ou suco de laranja), bater e ir para o carro (quando não faço AEJ). Desta forma, ao acordar, consigo me desvencilhar dos impecilhos, ou seja, só depende de mim.

Medite logo cedo

Antes de levantar, uma breve meditação ;)

Antes de levantar, uma breve meditação ;)

Estar com a mente leve, recheada de bons pensamentos, é uma arma muito útil para vencer as agruras do cotidiano. Existem aquelas manhãs que não acordamos com vontade nenhuma, em que tudo que gostaríamos seriam mais oito horas de sono. Assim que acordar, antes de abrir o olho, ter pensamentos positivos, fazer sua oração agradecendo a Deus pelas coisas simples e importantes da vida (saúde, família, emprego… ou a própria vida) já são combustível para um espírito mais leve. Lembre-se que são apenas agradecimentos. Os pedidos deixe para depois 😉 Uma dica é ter uma caixinha de promessas na cabeceira e já ler uma assim que acordar. Para os high-tech, existem aplicativos para celulares que já mostram um versículo diário. Uso o aplicativo Bible para iPhone e acho muito útil.

Presenteie-se à medida que atinge pequenas conquistas

Valorize o fato de você apenas ter tido a coragem de levantar tão cedo para fazer algo bom para você. Muitos não conseguiram e você está lá, levantando pesos ou correndo na esteira. Admire-se por isso e proponha prêmios. Por exemplo: Se eu conseguir fazer isso quatro vezes nesta semana, vou me dar de presente… (coloque algo que seria fácil para você, mas você instituiu como um prêmio, algo que você teve de batalhar para conseguir). Pode ser uma ida ao teatro, uma compra de um par de tênis que deseja há um tempo, ou até mesmo um pote de Häagen-Dazs em que você ficou pensando – e salivando – a semana inteira.

A repetição destas práticas tem me ajudado muito em meu processo de reeducação alimentar e hábitos saudáveis. Espero que você tire bom proveito delas! Ficarei muito feliz em saber de pessoas que se beneficiaram destas dicas :)

Se você curtiu este post, compartilhe-o em suas redes sociais. Um abraço e até a próxima!

Facebook Comments